10 dicas para alavancar a sua carreira como vigilante

Se você é vigilante e está em busca de dicas para deslanchar de vez sua carreira, você chegou ao lugar certo! Ou, se você está ingressando na área, este conteúdo é para você também. Numa profissão em que estar atento aos detalhes é de suma importância, manter-se munidos de informações para aprimorar seu trabalho pode ser um diferencial a frete dos outros profissionais.

Separamos 10 dicas para você se tornar o melhor vigilante do Brasil! Vamos a elas…

1 – Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Na área de segurança uma das portas de acesso a novos trabalhos é a indicação. Por isso, manter um bom networking é importantíssimo.

2 – Seja comprometido. Chegar dentro do horário previsto é algo imprescindível. Empresa nenhuma gosta de funcionário que chega atrasado. O seu chefe não vai estar no seu posto para saber se você chegou no horário, por isso, geralmente, a empresa sabe do seu atraso por meio de reclamações. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo não ter reclamações é primordial.

3 – Planeje-se com antecedência. Embora a maioria das pessoas não goste de pensar sobre o pior cenário em situações, como vigilante, você precisa estar preparado para qualquer eventualidade. Então, planeje-se com antecedência. Tome conhecimento de onde as saídas são e quão rápido elas podem ser alcançadas a partir de diferentes pontos. Se você trabalha como parte de uma equipe de segurança, certifique-se de que todos trabalhem em conjunto.

4 – Ofereça dicas de segurança. Um bom vigilante deve dar dicas e precauções aos seus empregadores sobre como prevenir situações que ameaçam a segurança. Ele também deve explicar as conseqüências prováveis de ignorar essas dicas, como forma de convencer seus empregadores a aderir ao seu conselho. Além disso, um guarda de segurança deve fazer o seu melhor para garantir que todas as precauções de segurança sejam cumpridas.

5 – Seja discreto. Um vigilante atento às mulheres que passam na rua não é legal. Evite ficar de bate papo, tenha postura.

6 – Conheça seus limites. Nunca se coloque em perigo, a menos que seja absolutamente inevitável. Embora você possa ser tentado a atuar como herói e enfrentar indivíduos perigosos, é preciso observar e avaliar as situações completamente antes de tomar uma decisão. Se você acredita que as pessoas podem estar em perigo – incluindo você mesmo – chame a polícia ou outros serviços de emergência, conforme orientação.

7 – Esteja sempre atento. Um vigilante precisa identificar qualquer coisa estranha que possa significar danos. Por esta razão, mantenha seus sentidos – visão, audição e olfato, sempre ligados! Situações eventuais como um cabo queimando ou um produto químico vazando do recipiente acontecem e você precisa estar atento. Sua audição precisa estar nítida para casos em que é necessário, por exemplo, detectar sons suspeitos como movimentos em maçanetas para abrir portas. Ou ainda, quando alguém tenta habilmente desviar sua atenção do dever. Todas essas atenções são importantes para você ser capaz de interpretar rapidamente e agir quando necessário.

8 – Verifique todos os veículos em seu controle. Dependendo do tipo de trabalho de segurança fornecido você pode precisar dirigir de tempos em tempos. Antes de ficar atrás do volante, averigúe o veículo dentro e fora. Confira os pneus, procure vazamentos de fluidos, observe qualquer dano que possa afetar seu desempenho, certifique-se de que os faróis e as luzes de freio funcionam como deveriam. Você também deve garantir que os espelhos e assentos possam ser ajustados com segurança para acomodar suas necessidades.

9 – Tenha acessórios de segurança funcionais para auxiliar na sua função. Independentemente do seu ambiente de trabalho, tenha como ponto de apoio, alarmes, telefones funcionais, câmeras escondidas – quando necessário e uniforme. Mesmo não utilizando, estes e outros itens, diariamente, garanta o pleno funcionamento de todos. Eles podem o ajudar realizar suas atividades com mais eficiência e manter, você e outros, o mais seguro possível.

10 – Continue aprendendo como acontece com qualquer trabalho ou prática. Sempre haverá novas maneiras de melhorar seu desempenho. Participe de seminários e workshops no setor de segurança, leia as últimas notícias e invista em treinamento de autodefesa para melhorar suas habilidades físicas. Seja um propagador do seu trabalho como todo. Isso o ajudará impressionar seus empregadores – o que é sempre uma vantagem.

Gostou das dicas? Continue acompanhando os conteúdos da TBI aqui no nosso blog.