Aprenda fazer gestão da Segurança Patrimonial de maneira eficiente

Se pedíssemos para você apontar a parte mais difícil do seu trabalho, qual seria? Se a sua resposta foi: gestão da segurança patrimonial, você chegou ao lugar certo! Neste artigo iremos abordar cinco temas importantíssimos aos profissionais responsáveis pela gestão da segurança em organizações, empresas, instituições, condomínios e até residências.

Vamos começar definindo o que é segurança patrimonial. Provavelmente esta é uma definição que você domina, mas informação nunca é demais, né?

Definimos como segurança patrimonial aquele conjunto de medidas de prevenção, adotado a fim de garantir que as perdas patrimoniais de uma determinada organização sejam evitadas ou reduzidas. A segurança patrimonial protege, então, todos os interesses da organização no que se refere aos recursos financeiros existentes; patrimônio físico (representado por instalações, estoques, equipamentos, veículos e assim por diante) e também, recursos humanos.

Chegamos ao momento mais esperado! Abaixo você confere cinco temas imprescindíveis na gestão da segurança patrimonial.

Começando pela análise…

Antes de iniciar o trabalho é importante fazer uma análise preliminar apontando os pontos mais vulneráveis na rotina da organização. Faça um levantamento das entradas e saídas, do fluxo de veículos, da localização dos bens valiosos e dos fatores de risco, levando em consideração a região do imóvel. Esses são apenas alguns elementos importantes, mas cabe a você identificar os pontos mais relevantes, conforme cada trabalho e/ou organização.

Controle a entrada e saída

Dê atenção especial a entrada e saída de pessoas e veículos. Cheque as informações das pessoas que transitam diariamente na organização, assim como os visitantes. Atente-se para a necessidade de um banco de dados com informações da identidade de quem entra e sai. Não se esqueça do monitoramento dos veículos. Seja no estacionamento interno ou na portaria da organização, estar em alerta com a movimentação de pessoas irá trazer mais segurança ao patrimônio.

Aqui você descobre a melhor maneira de avaliar o nível de segurança da sua empresa.

Tenha uma equipe competente

Uma questão de suma importância que deve ser cuidadosamente considerada na gestão de segurança patrimonial é a competência da equipe para exercer funções de monitoramento e vigilância. Afinal, de nada vale elaborar um projeto em consonância aos riscos existentes, se o pessoal responsável pela segurança não estiver devidamente treinado para atuar.

Mantenha a equipe alinhada

É essencial manter os profissionais de todos os setores da segurança alinhados. Isso inclui não apenas os vigilantes e, sim, pessoas que de alguma maneira fazem parte do conjunto de ações. Além de contribuir para a capacitação individual, trará uma resposta rápida e harmônica em casos de ocorrências.

Invista em terceirização

Um dos fatores relevantes ao escolher terceirizar os serviços de segurança patrimonial é o quesito “economia financeira”. Ao contratar uma empresa com experiência de mercado, a administração dos profissionais será feita por especialistas. Isso significa melhor aproveitamento dos vigilantes, com foco na produtividade, evitando assim contratações desnecessárias. Sem contar as implicações trabalhistas ou pessoais que serão de responsabilidade da empresa contrata. Outro ponto positivo é a capacitação dos profissionais. Por ser especialista no assunto, você terá a disposição uma equipe alinhada com o que há de mais moderno no mercado de vigilantes. E mais, sem precisar investir em treinamentos e cursos de reciclagem constantemente.

Falamos sobre os pontos relevantes antes de contratar o serviço de Segurança Patrimonial aqui.

Se você ainda não conhece, convidamos você a acessar o site da TBI e descobrir a solução ideal para a necessidade da sua organização. Por lá você encontra também outros conteúdos sobre segurança patrimonial.