Festival do Queijo Minas Artesanal – Serraria Souza Pinto

Home/Feiras e Exposições/Festival do Queijo Minas Artesanal – Serraria Souza Pinto
Festival do Queijo Minas Artesanal – Serraria Souza Pinto 2017-08-04T10:46:10+00:00

Project Description

Minas Gerais sediou o 1º Festival do Queijo Minas Artesanal, tradicional produto do estado. O evento, foi realizado de 28 a 30 de julho, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, reuniu produtores das sete regiões com certificação de origem: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro, que são destaque nesse segmento da economia.

É certo que o Queijo Minas Artesanal inspira e enriquece nossa culinária, mas ele também é motivo de orgulho por outras conquistas. O modo como é feito ganhou o título de Patrimônio Cultural do Brasil, em 2008, concedido pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os produtores mineiros, que participaram do Festival, ganharam no último final de semana, uma medalha superouro, sete de prata e três de bronze no Salão Internacional do Queijo da França, onde concorreram com mais de 700 produtos de 20 países. O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, destacou a importância da premiação no país tradicionalmente reconhecido pela qualidade do queijo que produz: &ldquoNossos produtores estão de parabéns por terem colocado o queijo de Minas entre os melhores do mundo. Essas conquistas confirmam a qualidade dos queijos mineiros e são um estímulo para quem apoia a produção e para os próprios produtores, pois demonstram que o Queijo Minas Artesanal tem futuro próspero