Tudo o que você precisa saber para evitar assédios em eventos

Assédio é coisa séria! Um assunto que durante muitos anos foi tratado como tabu, atualmente tem nome e penalidade passível de enquadramento como crime. Isso mesmo, crime! Por isso, antes de organizar qualquer evento é imprescindível saber exatamente os tipos de assédio e como evitá-los. Só assim você terá conhecimento suficiente para instruir sua equipe.

Vamos começar listando os principais tipos de assédio que podem ocorrer em um evento:  

Assédio moral: é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Assédio ambiental: ameaça àqueles que defendem o ecossistema ou reivindicam direitos relativos ao meio ambiente, como o caso de ativistas ambientais.

Assédio midiático: intromissão ilícita e abusiva na intimidade de uma pessoa feita por profissionais de veículos de imprensa.

Assédio sexual: coerção de natureza sexual que pode se da por qualquer forma – palavra, escrito, gestos, realizada geralmente no ambiente de trabalho.

Straining: estresse forçado imposto a trabalhadores por meio de comportamentos humilhantes e ameaçadores.    

Todas as definições acima foram identificadas em uma pesquisa de pós-doutorado defendida na Faculdade de Direito da USP pela advogada Ivanira Pancheri.

 

PREVENINDO O ASSÉDIO

Agora que você já sabe quais os tipos de assédio pode acontecer durante um evento. Vamos às formas de evitá-lo.

  • Instrua a equipe de segurança para agir de forma discreta e respeitosa. Principalmente quando se trata de pessoas do sexo feminino, a forma de falar e agir precisa ser pensada para que não haja uma comunicação cruzada.
  • Tenha no seu pelotão de seguranças vigilantes do sexo feminino. Isso fará com que as participantes se sintam mais confortáveis de serem revistadas ou, até mesmo, quando precisarem de auxílio em determinada situação.
  • Mantenha os sanitários em lugares visíveis e iluminados. Isso evitará o surgimento de locais apropriados à prática de assédios.
  • Esteja ciente das relações entre os terceirizados que irão atuar durante o seu evento. Contrate empresas e profissionais autônomos que tenham boas referências.

Por fim, lembre-se que o sucesso do seu evento depende da idoneidade dos seus prestadores de serviço. Por isso, contrate empresas com experiência e credibilidade no mercado.

Conheça os serviços da TBI.