3 dicas inéditas para aumentar sua segurança

Uma boa notícia em meio à infinidade de casos de violência noticiados diariamente é a redução de 17,42% no número de roubos em Belo Horizonte. O índice faz parte do último levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), mas mesmo com a redução mostra que a cada 15 minutos, acontece um roubo na capital.

Para evitar que você ou sua família seja a próxima vítima, listamos três formas de aumentar a sua própria segurança;

1) No banco: Uma atividade rotineira na vida de muitos mineiros é ir ao banco. Seja para sacar dinheiro ou fazer transações, o local é visado por bandidos que estão prontos para agir em qualquer descuido. Por isso, aqui vão 4 dicas:

– Evite utilizar os caixas fora do atendimento do banco, principalmente à noite;   

– Nunca conte o dinheiro na frente de outras pessoas ou voltado(a) para a parte externa do estabelecimento bancário;

– Ao menor sinal de ameaça, solicite ajuda aos vigilantes do banco;

– Não informe amplamente em lugares públicos que irá ao banco.    

2) Oriente seus filhos: Crie o hábito de dialogar desde cedo com as crianças sobre assuntos que envolvam a sua própria segurança. De maneira leve, com uma linguagem acessível, fale sobre manter a calma em caso de assalto, sobre os perigos de reagir a uma abordagem. Da necessidade de manter os vidros do carro sempre fechados. De não passar informações sobre a rotina da casa a desconhecidos, e outros temas pertinentes a realidade da criança.

3) Seja discreto ao andar na rua: Evite falar ao celular enquanto caminha. Mantenha a bolsa fechada. Leve na carteira apenas o essencial, evite andar com dinheiro em espécie. Não ostente jóias ou relógios caros. Mantenha a chave do carro guardada, fora do campo de visão das pessoas. Esteja sempre alerta a todos os movimentos a sua volta. E o principal, em caso de assalto, jamais reaja. Lembre-se: Sua vida vale mais do que qualquer bem material.

 

>> Gostou das dicas? No site da TBI você confere outros conteúdos direcionados a sua segurança!