Tecnologia e medicina são aliadas da saúde do homem

No mês de atenção à saúde do homem, a TBI mostra como os avanços tecnológicos beneficiam o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata  

Quando o assunto é cuidado com a saúde, os homens ficam bem atrás das mulheres. São elas; mães, esposas e filhas que normalmente estão vigilantes à saúde masculina. Para tentar mudar essa realidade, as ações voltadas à conscientização da saúde do homem são intensificadas neste mês, com a campanha Novembro Azul. Uma maneira de motiva-los a ligar o sinal amarelo de alerta sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como câncer de próstata e outras.

Para ajudar nesse processo, felizmente, os avanços tecnológicos na medicina vêm impactando também os estudos sobre o câncer de próstata, trazendo novas formas de diagnóstico, medicamentos e tratamentos menos invasivos.

Sobre esse assunto que falaremos neste artigo. Por isso, se você está em busca de informações, chegou ao lugar certo.

Antes de começar…

Pesquisamos dados relevantes sobre a incidência da doença. Veja só: segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o acometimento da próstata está em primeiro lugar na lista de casos novos de câncer diagnosticados em homens, sendo a segunda causa morte (28,6%) entre a população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Outro dado importante: mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Em 2020, o INCA estima o surgimento de 65.840 mil novos casos da doença.

3 avanços tecnológicos na medicina

Se antes a medicina caminhava a passos largos em se tratando de estudos sobre os cânceres em geral, com a pandemia do Coronavírus o processo se intensificou. Isso porque novos protocolos tiveram que ser incluídos em atendimentos, assim como adaptações e estudos generalistas.  

  • Telemedicina

Talvez essa tenha sido a mudança mais significativa. Com o isolamento social e a necessidade de preservar pacientes em tratamento, a telemedicina tornou-se extremamente valiosa. Não apenas nas grandes capitais, mas pacientes em cidades sem assistência também se beneficiam da possibilidade de ter acesso a médicos especialistas e exames altamente específicos, por meio de plataformas on-line.

Os colaboradores da TBI têm a segurança de contar com a assistência da PromedMG. Operadora de saúde, que também conta com assistência remota. Basta clicar aqui.  

  • Medicamentos personalizados

Essa é a realidade que prometem oferecer, com base na identificação das características genéticas do paciente, o medicamento preciso, na dose exata e no momento certo, tornando a prática médica mais eficiente e diminuindo os custos da atenção médica. Assim como os diagnósticos estão cada vez mais exatos, os medicamentos personalizados seguem no mesmo ritmo.

  • Cirurgias menos invasivas

Outro avanço, especificamente no tratamento do câncer de próstata, são as inovações da robótica que permitem procedimentos cada vez menos invasivos, por meio do uso da tecnologia em cirurgias. Dentre elas, a videolaparoscopia e a cirurgia robótica já são realidades no tratamento. Ambas permitem uma intervenção minimamente agressiva, com menos trauma e mais conforto para o paciente, evitam grandes incisões e provocam menos dor – além de reduzirem os riscos de complicações e facilitarem a recuperação.

Assim como tudo que envolve tecnologia, a medicina vem mudando rapidamente. Por isso, é imprescindível aproveitar desse progresso melhorando a qualidade de vida e tornando-se protagonista da própria saúde.    

Quer ler outros conteúdos como este? No blog da TBI você confere, clique aqui. Compartilhe com colegas de trabalho, amigos e familiares e ajude a propagar a relevância do Novembro Azul.