Câncer de mama: alimentação equilibrada e atividade física são aliados na prevenção

Entenda como mudanças simples de hábitos são valiosas na prevenção ao câncer de mama.

No mês de outubro a saúde da mulher ganha destaque no mundo inteiro com a campanha “Outubro Rosa”. Assuntos relacionados a prevenção à doença, assim como discussões sobre a importância do diagnóstico precoce ajudam dar destaque a uma doença séria, mas que tem cura. Pensando nisso, a TBI criou um conteúdo mostrando como a relação entre alimentação equilibrada e rotina de exercícios físicos podem contribuir com a saúde da mulher e, consequentemente, reduzir os riscos da incidência da doença.

Se você é mulher, nas próximas linhas você vai entender como alterações fáceis na rotina, ajudam a prevenir o câncer de mama. Agora, se você é homem, a leitura é também importante, afinal, mães, irmãs, esposas e filhas precisam sempre contar com à sua atenção; amor em formato de cuidado.

CÂNCER DE MAMA, O QUE É?

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, a estatísticas para 2020 é de 66.280 novos casos.

COMO PREVENIR

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

TENHA A ATIVIDADE FÍSICA COMO ALIADA

Além dos benefícios para o corpo e a mente, praticar atividade física regularmente auxilia no controle do peso, o que é um fator de risco. Isso porque a gordura em excesso faz com que o organismo permaneça em um estado inflamatório crônico, favorecendo a proliferação celular, o surgimento de mutações e, consequentemente, do câncer. Uma vez que a obesidade é sinal de alerta para o acometimento da doença, manter os números na balança adequados é extremamente importante.

ALIMENTAÇÃO: COMER BEM É PREVENIR-SE

Ter a alimentação equilibrada está diretamente ligada ao cuidado com a saúde. Ingerir alimentos não processados, sem aditivos e em diversidade faz parte dessa atenção, mas existem algumas frutas, legumes e proteínas que são comprovadamente aliadas no combate ao câncer de mama, veja só:

Cenoura: consumir o vegetal é bom devido ao betacaroteno, que protege o DNA contra a oxidação e evita a formação de radicais livres.

Brócolis: Graças ao sulforano, presente no brócolis, substâncias que podem originar células cancerígenas são eliminadas do organismo. Outros vegetais, como a couve-flor e o repolho, também produzem esse efeito.

Frutas Vermelhas: Framboesa e amora, por exemplo, contêm fitonutrientes anticancerígenos que retardam o crescimento de células pré-malignas e impedem a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

Peixes marinhos: O ômega-3 – presente em animais de água salgada, como salmão e sardinha – atua desestruturando uma parte da membrana celular, o que impede o crescimento de tumores.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Aqui na TBI as colaboradoras têm à disposição médicos e laboratórios conveniados ao plano de saúde Promed. Atenção e cuidado com quem é importante para nós.