A qualidade de vida no trabalho é responsabilidade tanto da empresa quanto do colaborador. Afinal, ambos podem se favorecer com os resultados.

Ela está diretamente relacionada a um conjunto de ações que uma empresa adota para melhorar o grau de satisfação de um colaborador com sua função e com o ambiente de trabalho, visando os impactos que este bem-estar pode trazer aos resultados positivos da organização.

Porém, o comportamento e as influências externas que o colaborador leva para o trabalho também interferem no ambiente organizacional. Por isso, confira 8 dicas que você pode aplicar para conquistar qualidade de vida no seu trabalho:

1. Tenha responsabilidade
Ao aceitar trabalhar em uma empresa, você assume um compromisso com ela. Cumprir com suas responsabilidades é essencial para a manutenção do bom relacionamento entre você e seus contratantes.

2. Saiba trabalhar em equipe
Nenhum jogador, por melhor que ele seja, ganha o campeonato sozinho. Saiba reconhecer as aptidões de cada membro da sua equipe e usá-las em prol do bem maior: o crescimento da empresa. Um time unido, bem entrosado, é aquele que sabe tirar o melhor de cada um para se tornar vencedor. E o clima é sempre bom em time que está ganhando, não é mesmo?

3. Fique longe de fofocas
O poder da fofoca no ambiente de trabalho é devastador. Um comentário maldoso, uma frase mal dita e fora de contexto ou mesmo um olhar podem ser mal interpretados, gerando conflitos desnecessários. Para ajudar a evitar este mal estar, evite tomar parte em qualquer situação deste tipo.

4. Cultive bons relacionamentos
Não sou eu que estou falando. São os dados. Uma pesquisa os sobre fatores motivacionais no trabalho, feita com mais de 46 mil executivos em 2011, revelou que ter um bom relacionamento interpessoal com colegas e superiores está no topo da lista dos itens que mais influenciam para o bom desempenho na carreira.

Portanto, como geralmente passamos mais tempo com nossos colegas de do que com a nossa família, ter um bom relacionamento com todos é essencial para nossa qualidade de vida no trabalho.

5. Seja gentil e amigável
No âmbito profissional, a gentileza estimula a colaboração, o respeito à diversidade, a tolerância aos erros e a empatia. Um ambiente profissional de alta performance é construído por confiança. Isso acontece quando as pessoas confiam umas nas outras, com coragem para expressarem seus pontos de vista e opiniões, sabendo que serão tratados de forma respeitosa e ética, ou seja, gentil. E o tratamento que damos, é o que recebemos de volta.

6. Seja profissional
Ter uma boa conduta no ambiente de trabalho pode ser o passaporte para uma carreira de sucesso. No meio corporativo, agir com profissionalismo traz maior produtividade e integração e agrega credibilidade, confiança e respeito ao trabalho.

Ser profissional é também manter separado os problemas externos. Tudo isso contribui para um desenvolvimento melhor no ambiente de trabalho.

7. Tenha qualidade de vida fora do trabalho
Quer ser feliz no trabalho? Tenha uma vida fora dele. A qualidade de vida se resume a duas coisas importantes: (1) ter uma vida fora do trabalho, e (2) ter o dinheiro para arcar com essa vida. Se você tem um trabalho que permite ambos, pode ser mais feliz do que você imagina.

Afinal, trabalhamos e assumimos responsabilidades para ter condições de viver da forma que gostamos.

Ou seja, um bom local de trabalho torna o negócio mais competitivo, saudável e atraente, gerando vantagens para todos, incluindo os donos, funcionários e clientes.