10 cuidados na escolha da empresa de segurança para seu evento
Segurança é um quesito primordial em qualquer evento. Seus convidados são responsabilidade sua. Um incidente pode representar o fracasso total da sua produção e danos irreparáveis a sua marca ou empresa. Por isso, investir em um esquema de segurança impecável pode te poupar de muita dor de cabeça!
Algumas dicas devem ser seguidas na hora de fazer esta contratação. Tomar certas precauções pode ser o diferencial na hora de executar um evento com excelência. Confira abaixo os 10 principais cuidados que você deve tomar na hora de escolher a segurança para o seu evento.
1. Certifique-se de que a empresa está autorizada a atuar no ramo de segurança
Existem legislações rigorosas quanto a atuação de segurança privada no país. A Lei 7102/83 e a Portaria 3233/2012 estabelecem que a Polícia Federal é o órgão público responsável por fiscalizar e controlar as atividades relacionadas à esta área.
Certifique-se que a empresa contratada está regularizada junto ao órgão responsável para não acabar arrependido. Contratar profissionais ou empresas sem as certificações exigidas pela lei pode ser ainda mais problemático do que não contratar profissional algum. Um dito segurança, despreparado, pode tornar uma situação simples em algo muito mais complicado.
2. Verifique o histórico e as avaliações da empresa
Boas referências são tão importantes quanto documentação. Se a empresa é bem avaliada pelos clientes que já a contrataram, indica que a escolha por esta empresa tende a ser mais acertada.
Confira o tempo de atuação dela no ramo, e a cartela de clientes. Bons clientes e avaliações positivas são sempre bons indicadores de qualidade na prestação de serviços.
3. Escolha uma equipe preparada para este tipo de segurança
Existem diversas áreas de atuação da segurança privada: Segurança patrimonial, escolta armada, segurança pessoal etc. Escolha uma empresa que possua profissionais treinados para eventos.
Outro fator importante é considerar qual o público-alvo da sua produção. Um evento esportivo, por exemplo, requer um tipo de treinamento diferente do que uma feira ou exposição. Empresas de seguranças possuem profissionais preparados para cada um dos tipos de ocasiões.
4. Exija as referências dos profissionais da empresa
Solicite também à empresa de segurança os certificados e planos de treinamento anual para seus funcionários. Estes documentos garantem que os seguranças estão em constante atualização e preparados para executar a segurança do seu evento.
5. Assegure-se de que a empresa possui efetivo de profissionais suficiente para seu evento
Outro ponto a ser levado em consideração é em relação a quantidade de seguranças. O número de profissionais deve ser adequado ao público e ao tamanho do local. Quanto maior o público, maiores as chances de qualquer tipo de problema.
6. Dê preferência às empresas que possuam equipamentos de comunicação
Uma comunicação rápida é fundamental na hora de controlar situações críticas. Para isso, é necessário que todos os funcionários estejam devidamente equipados com aparelhos de comunicação rápida.
7. Exija que os profissionais estejam uniformizados
Para uma maior credibilidade, exija o uso de trajes adequados para a segurança do seu evento. Além disso, uma padronização facilita na identificação destes profissionais no local do evento.
8. Demande um plano ação
Peça à empresa um plano de ação com todas as atividades da equipe de segurança documentadas. No documento deverão constar: quais as tarefas serão executadas pela equipe, quantidade de vigilantes, quais são os procedimentos de segurança adotados para controle de acesso, quais sãos os planos de contingência, qual a postura do funcionário e como é feito o atendimento ao público.
9. Coloque a qualidade do serviço acima do preço
É comum na produção de eventos a solicitação de orçamentos de diversos fornecedores e empresas até a escolha de um com o melhor custo-benefício. Na segurança, porém, deve-se atentar a qualidade dos serviços prestados pela empresa.
Querer economizar em um serviço fundamental pode resultar em perdas muito maiores. É aquele famoso barato que sai caro.
As empresas especializadas oferecem um serviço completo, planejamento, profissionais treinados e contingente necessário. Ou seja, o preço é compatível com a quantidade de serviços prestados.
10. Se atente aos detalhes do contrato
A última parte antes de fechar com um serviço de segurança para seu evento é a assinatura do contrato. Por isso, muita atenção à todas as cláusulas do documento. Confira se todas as questões ofertadas no plano de ação estão cobertas, quais são as suas limitações, quais os equipamentos que a empresa fornecerá e também se há alguma exigência de infraestrutura.
Além disso, não se esqueça de checar o nível de responsabilidade da empresa em caso de uma situação mal conduzida. Se certifique de que a organização do evento não seja responsabilizada por uma decisão ruim de algum segurança ou da equipe.
Ao seguir todas essas dicas, você minimiza, e muito, as chances de algo dar errado na segurança do seu evento.
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