As 7 principais características de um gestor de segurança patrimonial de sucesso

Cada dia mais os elevados índices de criminalidade tem despertado a preocupação e o interesse da população com os serviços de segurança patrimonial. Na cidade de Belo Horizonte, por exemplo, a cada 15 minutos um cidadão é roubado, segundo os últimos dados divulgados pelo governo de Minas Gerais.

Esse tipo de ocorrência causa um grande impacto sobre a sensação de insegurança da população. Isso vem obrigando as companhias a se organizarem e se planejarem de modo mais eficiente na busca pelo aprimoramento e excelência em seus sistemas de segurança.

Neste contexto, o trabalho desenvolvido por um gestor de segurança patrimonial é essencial, tendo como finalidade garantir a proteção física das pessoas e a integridade do patrimônio, ou seja, dos bens, do poderio econômico e da universalidade de direitos que tenham expressão econômica para a pessoa ou empresa que o contrata.

Para se ter garantias de um serviço de segurança de qualidade é fundamental contar com profissionais capacitados, bem treinados e que atendam ao perfil de um bom gestor de segurança. Aquele que planeja, organiza, dirige e controla o trabalho dos outros para que os objetivos da segurança patrimonial sejam atingidos. Vamos destacar aqui as 7 principais características deste profissional que deve gerir o presente e preparar o futuro se antecipando aos riscos possíveis.

1 – Organização

Ser uma pessoa organizada é essencial. O gestor estabelece relações formais entre as pessoas e os recursos disponíveis para alcançar o objetivo do trabalho de segurança, por isso é indispensável saber criar uma estrutura organizacional, estabelecer políticas e procedimentos, delegar autoridade e responsabilidades.

2 –  Liderança

Não resta dúvidas de que é primordial a um gestor sua imposição como líder. Uma boa liderança é capaz de influenciar e motivar seus colaboradores em qualquer atividade, além de estabelecer o controle de processos e resultados de acordo com seu planejamento.

3 – Técnica e didática

O profissional que deseja ocupar esse tipo de cargo deve dominar os conhecimentos especializados da área de segurança, saber aplicar corretamente todas as técnicas, conseguir transferir os conhecimentos teóricos para o prático e acima de tudo ter facilidade de transmitir tudo isso a sua equipe. Só assim ele poderá formar, direcionar e avaliar trabalhadores nas tarefas específicas de segurança.

4 – Comunicação

Saber se comunicar é uma ferramenta indispensável para um bom gestor de segurança. Conseguir se expressar corretamente, de forma verbal e escrita, sendo claro e objetivo, é sem dúvidas um meio de transmitir confiabilidade, autoridade e credibilidade ao líder perante sua equipe, facilitando o cumprimento de suas demandas.

No processo de comunicação, tão importante quanto transmitir informações é saber recebê-las. Um gestor lida com funcionários e contratantes, portanto ele também será demandado e, por isso, deve saber ouvir e ler com atenção.

5 – Sensibilidade

Ser capaz de se relacionar bem com o próximo é fundamental. Um bom gestor deve saber trabalhar com pessoas, seja de forma individual ou em equipe. Só dispondo da sensibilidade humana que ele será eficiente ao se comunicar, liderar, motivar e gerar a confiança necessária de seus funcionários.

6 – Poder de análise

Um gestor de segurança patrimonial precisa saber analisar situações, diagnosticar momentos de ameaça e identificar as possíveis situações que possam gerar crise. Seu papel é antecipar, prevenir e encontrar soluções estratégicas para os riscos à estabilidade do serviço de segurança.

7 – Amor à profissão

Por último, porém não menos importante, um profissional de qualidade deve amar o que faz. O trabalho de um gestor deve ser realizado com apego e paixão pelo o que está sendo desenvolvido. Transparecer orgulho pela atividade executada só faz com que sua liderança seja naturalmente aceita, além de motivar sua equipe a permanecer na organização.