Descubra as 4 melhores métricas para medir o desempenho da segurança patrimonial
Em qualquer atividade, medir o desempenho das ações é extremamente importante para obter bons resultados. Na segurança patrimonial não é diferente. Além dos esforços diários para executar um trabalho de excelência, é importante acompanhar e saber entender as métricas específicas do setor de segurança. Por isso, se você ainda não é adepto a mensuração, viemos ajudá-lo!
Para começar, vamos à definição de métrica.
AFINAL, O QUE SÃO MÉTRICAS?
Em muitos dicionários, a métrica é ligada à metrificação e é identificada como um conjunto de regras para a medição de versos. No entanto, aqui nos interessa o resultado em números e/ou ações definidas previamente. Outro ponto interessante é que, além dos resultados, a métrica também quantifica comportamentos e tendências, algo importantíssimo para a tomada de decisões certeiras.
Agora, acompanhe as 4 métricas mais importantes para o gestor de segurança patrimonial.
- Indicadores de eficácia
Este indicador é o responsável por medir se a quantidade de serviços e atividades foi atingida conforme o esperado. Por exemplo, foi planejado que sua equipe executasse x rondas, em um tempo determinado. Ao término do período, sua tarefa será conferir e anotar em uma planilha se o número de rondas planejado foi alcançado. Assim, periodicamente você terá como medir o desenvolvimento do seu planejamento.
- Indicadores de eficiência
Já os indicadores de eficiência vão tratar de mensurar se os recursos disponíveis no planejamento estão sendo usados em conformidade. Seu principal objetivo é otimizar custos para um melhor aproveitamento. Ou seja, a partir do momento que você começar medir valor gasto, por exemplo, com combustível, hora extra de vigilantes, manutenção de veículos, gastos com equipamentos e uniformes terá dimensão de como está o curso do planejamento.
- Indicadores de excelência
O principal objetivo do indicador de excelência é medir se os serviços prestados estão de acordo com as expectativas e/ou padrões definidos previamente pelo cliente. Sua mensuração pode ser feita por meio de pesquisa de satisfação, redes sociais e até um bate-papo com o cliente.
- Indicadores de efetividade
Chegamos ao momento de medir efetivamente os impactos do serviço de segurança patrimonial. Por isso, vamos listar exatamente quais indicadores você precisará medir a partir de agora. Com relação à periodicidade, esta vai depender do seu planejamento. Mas tenha em mente a periodização semestral e anual.
– número de furtos;
– número de roubos;
– número de incidentes de segurança;
– número de reclamações de clientes.
Os indicadores são ferramentas importantes no trabalho do gestor de segurança patrimonial, pois avaliam o desempenho, justificam investimentos e reavaliam projetos.
Vamos colocar em prática? Se você gostou deste artigo não deixe de acompanhar os conteúdos da TBI. Periodicamente publicamos assuntos relevantes para o seu crescimento profissional.