Educação e segurança. Saiba porque o vigilante é importante para as instituições de ensino

Segurança é um fator importante no processo de ensino de instituições em todo o mundo

Quando o assunto é instituição de ensino, espera-se que o local seja seguro para proporcionar uma atmosfera saudável de aprendizagem aos alunos. Neste contexto entram os vigilantes. Profissionais capacitados em resguardar crianças, jovens e adultos, durante o período de permanência em escolas e universidades. Além disso, são eles os responsáveis por zelarem também pelo patrimônio, principalmente neste momento pandêmico, quando as instituições estão impossibilitadas de funcionar. Só para você ter ideia, já passa de dois meses o período em que escolas estão fechadas em mais de 190 países, o que afetou 1,57 bilhão de crianças e jovens – 90% da população estudantil de todo o mundo, segundo dados divulgados pela UNESCO.

Pensando nisso, criamos um artigo com o objetivo de mostrar como a relação entre segurança e ensino é estreita e imprescindível. Confira agora!

PARA CADA INSTITUIÇÃO, UM TIPO DE SEGURANÇA

Antes de iniciar o planejamento de segurança em instituições de ensino, a empresa e os profissionais, precisam saber entender as peculiaridades de cada uma. Por exemplo, a abordagem em uma universidade é bastante diferente do que em uma escola infantil ou ainda os problemas de segurança de uma escola pública na periferia diferem bastante de uma escola particular em um bairro nobre.  O enfoque será bastante diferente em cada uma das situações, mas para isso é fundamental levantar o máximo de informações possíveis.

GARANTIR A SEGURANÇA E SABER OBSERVAR

O papel do vigilante dentro das instituições de ensino vai muito além de garantir a segurança. Nas escolas de ensino fundamental e médio, por exemplo, onde a idade dos alunos é de crianças a jovens, a incidência de situações de bullying acontece. Para isso, os vigilantes devem ser orientados e incentivados a repassar qualquer circunstância que possa indicar indícios dessa prática, incluindo sentimentos de isolamento, rejeição e raiva. Em algumas situações os profissionais devem ser treinados para intervir, especialmente nas questões envolvendo agressões físicas ou verbais.

CONTROLE DE ACESSO FAZ PARTE DA SEGURANÇA

Controlar o acesso das pessoas é um item fundamental para segurança das escolas e universidades, pois por meio disso são reduzidos os riscos de pessoas indesejadas entrarem no local para a prática de delitos. Essa é uma função que quando executada por vigilantes capacitados aumenta (e muito!), a segurança.

Se você quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela TBI, incentivamos a leitura de outros artigos como este. Aqui você encontra informações relacionadas ao segmento de segurança.