Postura no trabalho é um diferencial. Entenda o motivo.
Hábitos, atitudes e comportamentos dizem muito sobre o profissional
Você sabia que a postura de um vigilante está totalmente relacionada ao seu desempenho? Essa reflexão deve ser feita de tempos em tempos, pois assim você pode se certificar de que está no caminho certo da sua carreira. Mais do que excelência técnica, é preciso a união de elementos essenciais para conseguir manter a postura profissional.
O que é postura profissional?
Definimos a postura profissional como a maneira que você se comporta e se relaciona em seu ambiente de trabalho. Ou seja, a sua forma de agir e os vínculos que você cria dentro da empresa em que trabalha definem a sua postura profissional.
Pensando nisso, extraímos exemplos internos da TBI, reunimos informações detalhadas e trouxemos, de forma clara e objetiva, 5 maneiras que te possibilita desfrutar dos benefícios da postura no trabalho.
1) Esqueça o celular durante o trabalho
Sabemos que estamos vivendo uma transformação digital, com a inclusão de diversos dispositivos no cotidiano tanto profissional, quanto pessoal. No entanto, na atividade do vigilante, o uso do aparelho tem um impacto negativo. Por precisar estar constantemente com nível máximo de atenção, qualquer foco de distração é prejudicial. Sendo assim, use o celular somente para causas emergenciais relacionadas ao exercício das suas atividades, garantindo sua integridade e postura profissional.
O que diz a lei? Atualmente, a Justiça do Trabalho entende que as empresas podem demitir o colaborador que faz uso indevido do aparelho celular e de aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e vários outros serviços nos smartphones, durante o expediente. Nesses casos, inclusive, a demissão pode ser por justa causa, fazendo com que o empregado perca acesso a vários direitos trabalhistas, como a multa do Fundo de Garantia.
2) Relacione-se de maneira igualitária
O profissional que lida diariamente com diferentes públicos deve, em primeiro lugar, respeitar as pessoas. Isso inclui eliminar condutas discriminatórias, com o objetivo de diminuir e/ou perseguir colegas de trabalho e/ou outras pessoas. Sabemos que ninguém nasce com uma postura profissional consolidada. Porém, as atitudes que demonstramos enquanto profissionais nada mais é do que um reflexo de quem somos como seres humanos. Por isso, questione sempre o seu comportamento. Coloque-se no lugar do outro e entenda que somos todos iguais.
3) Cuide da sua imagem
Quando falamos em imagem, queremos ir além da representação física. Claro, o rigor do uniforme, a higiene pessoal, o corte de cabelo e/ou a barda também dizem sobre postura. Mas a imagem que você passa enquanto vigilante tem relação direta com a credibilidade profissional Os seus comportamentos regem a imagem que é construída sobre você. Por isso, preserve a sua integridade e tenha sempre o seu nome relacionado a postura positiva no ambiente de trabalho.
4) Respeite a política da empresa
Toda empresa tem uma política interna. Seguir tais diretrizes é uma conduta indispensável para ter uma postura profissional acima de qualquer suspeita. Caso não concorde com alguma norma ou questão específica, bem como ao identificar situações-problema antecipadas, chame o gestor para conversar, esclareça qualquer dúvida e não tome nenhuma medida precipitada. O diálogo pode resolver muitos problemas e a sua atitude em procurá-lo pode contar pontos ao seu favor. Além disso, leve o seu trabalho a sério.
5) Mantenha a ética profissional
Uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência. Fazendo uma analogia a uma casa, a ética representa as paredes, vigas e alicerces. Assim, se esses elementos se perderem, a estrutura enfraquece e a casa é destruída. Por isso, mantenha sua construção firme e forte, sempre.
BÔNUS! Por estar completando 15 anos de trajetória no segmento de segurança, a TBI sente-se no dever de compartilhar pontos relevantes que estão relacionados à postura profissional. Se você chegou até aqui, se sentirá recompensado, pois os oitos itens a seguir são extremamente relevantes na escolha do vigilante TBI. São eles:
(1) Apresentação Pessoal; (2) Pontualidade; (3) Cordialidade e Presteza; (4) Capacidade de Assimilação; (5) Resiliência; (6) Profissionalismo (7) Ética (8) Respeito à Chefia Imediata/Coordenação/Cliente.
No site da TBI você fica sabendo mais sobre como a formação da postura profissional dos profissionais é importante. Acesse e confira!