Conheça as áreas que mais contratam na carreira de Segurança e o que fazer para ser contratado

O mercado da segurança privada no Brasil é uma das áreas que mais contratam atualmente. Em tempos de violência crescente, se proteger é uma das principais preocupações da população. Por isso, cada vez mais os serviços deste segmento estão sendo demandados.

Para se ter uma ideia, o setor teve um expressivo crescimento de 7 para 50 bilhões de reais de faturamento em 13 anos (2002 a 2015). Com tamanha ascensão, tem se tornado uma das profissões que mais empregam.

Confira as áreas que mais contratam na carreira de segurança e saiba o que fazer para ser contratado.

Quais as áreas da segurança?

A carreira de vigilante permite que os profissionais se especializem em diversas áreas (saiba mais sobre cada uma delas clicando aqui). Lembrando que todas elas requerem um curso de especialização certificado pela Polícia Federal. São elas:

1.    Segurança Patrimonial

2.    Segurança Pessoal Privada

3.    Transporte de Valores

4.    Escolta Armada

5.    Segurança em grandes eventos

Quais as áreas que mais contratam seguranças?

Dentro de cada uma dessas áreas, existem diversas possibilidades. São diversos tipos de patrimônios que precisam de proteção, por exemplo. Confira, quais as áreas que mais contratam vigilantes no Brasil.

1. Vigilante patrimonial de bancos e outras instituições financeiras

Todas as instituições financeiras são obrigadas por lei a manter um sistema de segurança eficiente. Consequente, são as empresas que mais contratam vigilantes patrimoniais.

Elas devem contratar seguranças a fim de garantir a ordem e o bom andamento das atividades.

Como é o trabalho do vigilante em bancos e instituições financeiras?

Ele deve posicionar-se em pontos estratégicos, para ter uma visão ampla e que proteja sua retaguarda. Deve também evitar conversas com os clientes, não se aproximar muito dos vidros das edificações e evitar se distrair com comoções de maneira geral.

É ainda função do vigilante bancário zelar pelas atividades da porta giratória, checar diariamente o funcionamento dos sistemas de segurança.

Por fim, diferentemente da maioria dos outros segmentos da segurança, o uso de armamento para segurança de instituições financeiras é obrigatória.

2. Vigilante patrimonial de aeroportos

A atuação nos aeroportos é um pouco mais ampla, pois abrange mais do que a questões de segurança. Sendo assim, dos profissionais de segurança recebem o nome de agentes de aeroporto.

Como é o trabalho do agente de aeroportos?

O trabalho dos agentes de aeroportos é bastante dinâmico. Ele deve estar sempre atento a movimentação, guardar as instalações, auxiliar na organização dos voos, orientar os passageiros para os portões de embarque, oferecer informações e garantir a integridade dos passageiros que circulam pelo aeroporto.

Além disso, o segundo idioma – inglês – é fundamental, já que o fluxo de estrangeiros nos aeroportos é grande.

3. Vigilante de transporte de valores

Muitas instituições necessitam transportar valores hoje em dia, tais como: bancos, museus, antiquários e, algumas vezes, até mesmo serviços públicos  ( prefeituras e órgãos do governo, por exemplo).

Como é o trabalho do vigilante no transporte de valores?

O profissional de transporte de valores vai atuar nos carros-fortes, veículos especiais, blindados, com diversas fechaduras diferenciadas e possuem uma ergonomia própria.

É papel do vigilante de transporte de valores estar atento à movimentação nas entradas e saídas das edificações, assegurando a integridade da carga que será transportada no carro-forte.

Vale lembrar que esse tipo de veículo é vedado ao público e só pode circular pelas ruas com a licença da Polícia Federal.

4. Escolta armada no transporte de carga

Esse é um recurso muito utilizado por várias organizações empresariais e governamentais para assegurar a tranquilidade de um deslocamento, principalmente de carga.

Como é o trabalho do vigilante na escolta armada?

Os profissionais atuam no acompanhamento de caminhões com cargas especiais, ou de qualquer outro veículo que esteja transportando bens valiosos. Os veículos são devidamente preparados e uma equipe de dois a quatro vigilantes.

O planejamento é feito de acordo com as especificações do trajeto, carga a ser escolta e outros fatores relevantes. Assim, como no transporte de valores, o veículo deve ser autorizado pela Polícia Federal.

5. Segurança de grandes eventos

O mercado de segurança de eventos é um dos que mais cresce no Brasil. Isso porque, o entretenimento é um dos grandes negócios do país. E um show ou festa privada de grande porte requer, obrigatoriamente, a contratação de profissionais de segurança devidamente qualificados.

Como atua um vigilante de grandes eventos?

O serviço de segurança para eventos tem como objetivo zelar pelos convidados, artistas e público em geral.

Para atuarem nessa função, os agentes devem ser bem capacitados para saber interagir e reagir a situações com todo tipo de público. Além disso, é fundamental que saibam manter a calma, sejam educados e corteses, principalmente em eventos onde exista o consumo de álcool.

Como ser contratado para uma vaga de segurança?

Preparo é o principal requisito para exercer qualquer função profissional. E na carreira de vigilante tal preparação é exigida por lei. Para se candidatar a uma vaga no setor é preciso ser certificado em um curso técnico, autorizado pela Polícia Federal.

Além disso, é preciso muita vocação e dedicação. Mostre que você é interessado, seja responsável, proativo e mostre sempre vontade de crescer. A postura e seriedade também são essenciais para a profissão de segurança.

Continue sempre se atualizando para crescer profissionalmente na carreira de segurança. As profissões evoluem rápido demais e a profissão de vigilante, por lidar com vidas, exige uma reciclagem constante.

PRECISA CONTRATAR SEGURANÇAS? FAÇA UMA COTAÇÃO!

Cotação