Escolta Armada: é necessária para minha empresa?
Os números da violência em nosso país escalam de forma acelerada. Segundo levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC) de 2018, o roubo de carga teve alta de 42% no Brasil nos quatro anos anteriores. Os assaltos acontecem principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, detendo estas regiões 81% de todas as ocorrências nacionais. Na lista dos dez países com maior índice de roubo de cargas, o Brasil ocupa a sexta posição.
Com isso, a cada dia, o serviço de escolta armada tem se mostrado necessário na proteção de carga ou valores transportados pelo país. Se você tem dúvidas quanto a necessidade da contratação do serviço para sua empresa, este artigo traz alguns esclarecimentos sobre o assunto. Acompanhe!
O que é a escolta armada?
A escolta armada é uma equipe especialmente treinada para proteger um bem ou indivíduo. Tal equipe deve lidar com todas as situações, atuando principalmente de forma preventiva, certificando-se de que a carga chegue ao seu destino nas condições e prazos esperados pelo contratante.
Porque contratar uma escolta armada?
Muitas empresas buscam alternativas para tentar proteger tanto seu patrimônio quanto seus funcionários. Contratar o serviço de escolta armada pode ser a solução mais indicada para evitar os perigos.
Afinal, um roubo não traz apenas o prejuízo financeiro, ele também ocasiona o atraso da entrega, o que pode causar um mal-estar com o cliente. Com a escolta armada, sua carga chegará em segurança e tem maior probabilidade de ser entregue no prazo. Ou seja, além de zelar pelo bem-estar dos seus colaboradores e do seu patrimônio, você estará zelando pela reputação da sua empresa.
Obrigatoriedade de escolta
De acordo com as normas da Polícia Rodoviária Federal, é necessário a escolta de: veículos transportadores de cargas superdimensionadas, indivisíveis, excedentes em peso e/ou dimensões. Além disso, é preciso escolta das cargas com grau maior de periculosidade, como cargas valiosas, por exemplo.
Além disso, produtos de grande valor sempre precisarão ser escoltados. Outros tipos comuns de cargas escoltadas são as de remédio, cigarros e produtos de frigoríficos, alvos recorrentes dos assaltantes.
O modelo de escolta autorizado pela Polícia Rodoviária Federal é um carro com dois agentes a bordo. Porém, em alguns casos especiais, a escolta pode ser feita com até dois veículos.
Escolta Armada: o que devo saber antes de contratar?
Para que sua empresa não contrate um serviço irregular ou ineficiente, alguns pontos devem ser levados em consideração. Saiba quais são antes de contratar um serviço de escolta armada. Tire suas dúvidas!
A empresa é autorizada?
O principal ponto a ser checado antes de contratar um serviço de escolta armada é se a empresa é autorizada pela Polícia Federal. Para tal, basta acessar o site da PF, onde é possível obter todas as informações sobre a empresa prestadora. Apenas avance nas negociações se a empresa possuir a autorização.
Os vigilantes são treinados e regulamentados?
Muitas vezes a empresa possui a autorização da PF para prestar o serviço de escolta armada, mas seus profissionais não estão devidamente regulamentados. Antes de contratar uma prestadora, certifique-se de que os vigilantes possuem a CNV (Carteira Nacional do Vigilante), o curso de extensão para o exercício da Escolta Armada e que todos os tripulantes da viatura sejam habilitados para a condução de veículos.
Qual o histórico e referências da empresa?
Boas referências ainda são uma das principais certificações de qualquer negócio. Busque por avaliações online, em redes sociais e sites de reclamação, além da opinião de outras empresas que trabalharam com a prestadora deste serviço.
Agora você já sabe se deve ou não contratar uma escolta armada. Se a resposta for sim, já sabe também tudo que precisa para acertar na escolha de uma empresa de segurança competente.
A TBI atua no ramo há mais de 10 anos. Trabalhamos com os melhores profissionais do mercado e já prestamos serviços à grandes empresas do país. Entre em contato conosco e, solicite um orçamento e garanta a segurança do seu carregamento.