Torne-se um vigilante melhor em 10 passos
Ser vigilante é uma profissão para se orgulhar. São dezenas e às vezes, milhões de vidas dependendo da eficiência de um vigilante em determinados momentos. Aqui vão algumas dicas para você se tornar o melhor profissional de segurança!
1 – Mantenha sua mente nítida. A atenção é a parte mais importante do trabalho de um vigilante. Mas, ficar atento não é o mesmo que permanecer acordado. Estar sempre em alerta requer foco, nitidez mental e energia, o que significa manter sua mente e seu corpo em boa forma. Ações como exercícios leves, hidratação, dormir o suficiente e fazer atividades de reforço de memória ajudará manter seu pensamento atento ao trabalho.
2 – Fique em forma! Nunca deixe de se exercitar. A atividade regular, incluindo treino de força, treinamento de aeróbica e autodefesa ajudará a manter seu corpo pronto para o que o trabalho exige. Afinal, nunca se sabe quando você vai precisar entrar em ação e, se precisar, não pode ser lento (a) para reagir.
3 – Se controle emocionalmente. Não se estresse com qualquer coisa, busque concentrar-se para não perder o equilíbrio emocional, ninguém quer uma pessoa armada descontrolada. Nunca grite, uma pessoa tranquila passa confiança. Por isso, não se irrite à toa.
4 – Não seja insubordinado. O serviço de segurança obedece a normas e regras, seja essa da contratada ou da contratante. Afinal, procedimento de segurança deve ser cumprido à risca.
5 – Observe e relate. Um bom vigilante esta atento a tudo e deve sempre relatar informações importantes em seu livro de ocorrências. Muitos gestores usam as anotações para se informar sobre a empresa, por isso seja claro na mensagem.
6 – Seja claramente visível. Um vigilante precisa ser visto. A maioria dos assaltantes pensa duas vezes antes de agir ao ver um vigilante atento de plantão.
7 – Evite equipamentos defeituosos. Assim como seu treinamento é um fator chave na sua própria segurança, seu equipamento também desempenha um papel vital no trabalho diário. Você deve evitar o uso de equipamentos danificados ou inadequados sempre que possível. Se você for solicitado a transportar um rádio com funcionalidade errática, um colete danificado, ou qualquer outro item que você acredite representar um risco para sua eficiência e segurança, levante suas preocupações com um gerente.
8 – Mantenha seu uniforme passado e limpo. Isso pode parecer não ter importância, mas uma vestimenta alinhada se comunica com as pessoas ao redor. O trabalho de um agente de segurança depende da confiança e do respeito, e esses dois fatores começam com o uniforme. Portanto, mantenha seus sapatos impecáveis e seu uniforme livre de manchas, para projetar a sensação de confiabilidade que as pessoas procuram em um vigilante.
9 – Conheça seu ambiente de trabalho. Para executá-lo melhor, você deve aprender os prós e contras do seu posto. Passe suas rotas de patrulha em períodos mais silenciosos para se familiarizar com quaisquer obstruções, escadas, portas e saídas e riscos de segurança. Tudo isso afetará a forma como você pode se deslocar em uma situação de emergência. Você também precisa manter-se atento a quaisquer mudanças estruturais que ocorram.
10 – Conheça o plano de segurança do seu posto de atuação. Normalmente, os postos têm regimentos contendo os assuntos relacionados ao contrato. Leia e fique por dentro de todo procedimento que é de responsabilidade da segurança. Assim, você aumenta a confiança em suas ações e evita erros que possa comprometer seu serviço.