Doenças Sexualmente Transmissíveis: como evitar?

Apesar de dizerem respeito a vida íntima do funcionário, as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) também estão.relacionados à segurança do trabalho. Afinal, estão diretamente ligadas a saúde do trabalhador.

Elas são um dos problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o Brasil mostram que, a cada ano, mais de 5.700.000 pessoas contraem DSTs.

Não sendo transmitidas exclusivamente através do contato sexual com portadores, a contaminação pode acontecer de mãe para filho no momento do parto, por meio do uso compartilhado de agulhas ou pela transfusão de sangue contaminado.

Por isso, a TBI se dedica sempre a informar a auxiliar seus funcionários na prevenção destas doenças. Seja para cuidar da sua saúde, ou quebrar preconceitos, entenda melhor o que são e como preveni-las.

O que são as DSTs?

A doença sexualmente transmissível (DST) é uma doença que é passada de uma pessoa para outra pessoa ao ter relações sexuais. Você pode estar infectado, independentemente do seu sexo, raça, situação econômica ou idade. Doenças sexualmente transmissíveis podem ter efeitos graves e permanentes na sua saúde.

Principais DST’s

AIDS

O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

Não existe cura para a AIDS, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.

HPV

O Papiloma Vírus Humano é muito comum, e atinge a pele e as mucosas. Ele é causador de lesões que podem ser precursoras do câncer, como o de garganta, ânus e útero. Existem vários tipos de HPV e cada um causa um tipo de lesão em diferentes partes do corpo. A maioria das pessoas já deve ter entrado em contato com o vírus alguma vez, porém, geralmente, ele é eliminado facilmente pelo nosso organismo.

Gonorreia

É transmitida pelo contato sexual, seja ele anal, oral ou vaginal, e é causada por uma bactéria conhecida como gonococo. Essa bactéria se prolifera em locais quentes e úmidos, como o canal que leva a urina para fora do corpo, por exemplo. Alguns sintomas são: ardência ao urinar, dores pélvicas e abdominais, no caso dos homens ocorre inchaço em um dos testículos. Nas mulheres ocorre sangramento vaginal fora do período menstrual.

Sífilis

Conhecida também como cancro duro, é uma doença causada por uma bactéria. A doença ocorre em 4 fases: primária, secundária, latente e terciário. O desenvolvimento da infecção vai desde ao aparecimento de feridas nas regiões onde há mucosas, até à danificação de órgãos como cérebro, olhos, coração, vasos sanguíneos, e fígado.

Hepatite

É um vírus que causa a inflamação do fígado e os sintomas surgem rapidamente após o contato. Alguns sintomas são manchas amarelas na pele, e também aparecem na parte branca dos olhos. Os tipos mais comuns são os A e B. Outros sintomas são dores de cabeça, inchaço abdominal, urina escura, náuseas e febre.

Como evitar as DSTs?

A principal forma de prevenção da contaminação de qualquer uma das doenças citadas ainda é o uso da camisinha. Disponíveis tanto na versão masculina (mais conhecida), quanto feminina, o preservativo de látex colocado no órgão sexual antes da relação sexual é a melhor forma de evitar a transmissão e contágio por qualquer uma dessas enfermidades.

Lembrando que uso de outros métodos anticoncepcionais, como a pílula, o Diu etc, não te protegem da contração dessas doenças. Fique atento!

Tratamento

Embora a Aids ainda não tenha cura, por exemplo, a maioria das outras doenças sexualmente transmissíveis têm! Por isso, faça exames regularmente e procure o auxílio médico caso seja diagnosticado com alguma DST.

O maior aliado na cura de qualquer doença é o diagnóstico precoce. Se cuide!